Brazilian Community of Atlanta - Comunidade Brasileira em Atlanta
Cultura
Comunidade




Busca pela Fé

Autor: Lorena Brandão (Psicóloga)

Para os mais céticos, Psicologia soa muito mais científico e eficaz do que Fé. A maioria das pessoas buscam isso: efiência. Um caminho que não traga decepções e que resolva os problemas existenciais.

A Psicologia é um caminho abstrato, não tão rápido nos seus resultados quanto o desejado, mas ainda assim é mais científico do que a Fé.

O Ser Humano tem muita dificuldade em enxergar além do que aprende, valoriza e aceita. É dificil para ele deixar interiorizar sentimentos, modificar convicções e verdades absolutas.

Seguir regras no lugar de facilitar, o defende de confrontos importantes com a realidade. E não se chegam à Verdade.

As vivências humanas deveriam ser dinâmicas, mas o homem prioriza a segurança, o que o leva a acreditar somente naquilo que enxerga.

Mas e a Fé? Esta requer muito. Há que ser desejada profunda e sinceramente.

A Psicologia é um caminho importante que leva ao autoconhecimento, à descoberta de si próprio e a Deus, possivelmente. Por mais abstrata que ela seja não exige a transcedência da Fé.

Mas tudo são degraus de abertura para dentro de si próprio. Muita gente, na dificuldade de sentir, banaliza a Fé.

A Fé deve ser experimentada. Ter Fé não é esperar passivamente que as coisas caiam do céu. A Fé é uma experiência dinâmica que exige uma constante renovação das convicções e um alargamento da capacidade de ser e de amar: sair de si mesmo, como amor de pai e filho. Transcender.

O homem sempre se propõe a mudanças e rever sua qualidade de vida, mas ao pensar que existe alguém acima dele, que pode controlar e entender, e que quer ter consigo um relacionamento, é um pouco demais.

É difícil acreditar sem ver. É difícil vencer barreiras tão fortes e se deixar levar e aprender com os erros da vida.

Questionamentos a Deus são feitos em horas difícieis. O que se observa é que a procura a Deus acontece somente quando precisa-se tentar uma última cartada, quando sente-se que tudo que poderia ter sido feito já fora tentando, até mesmo ajuda psicológica. Se é a Fé que se procura, que isso traga alguma coisa vantagem. O homem, em diversas situações, é extremante centrado em si mesmo. Vive para seu próprio interesse.

É verdade que este é um mundo material assim como a existência humana. Isto cria necessidades, desejos e medos. É dificil sair deste ciclo vicioso; na verdade, a experiência da Fé pode nos tirar disso.

A experiência do amor é um fator importante; o crescimento no amor. Amar tanto a ponto de não querer mais ferir. Viver na prática os ensinamentos de Deus, não para cumprir regras ou ganhar o céu. Quem experimenta um pouquinho destas coisas sente que todo o resto é insignificante!

Fé é acreditar. Derrotar o ego. Vencer a arrogância, o orgulho, o medo.

Voltar...










© 2005 - 2018 Associação da Comunidade Brasileira - ASCOMBRA
P.O.Box #683052 - Marietta, GA 30068 - Phone: (678) 807-9340