Brazilian Community of Atlanta - Comunidade Brasileira em Atlanta
Cultura
Comunidade




Direitos do Imigrante

Autor: Charles H. Kuck

Direitos do Imigrante:

Todas as pessoas residentes nos Estados Unidos, inclusive estrangeiros, têm determinados direitos básicos que devem ser respeitadas pelos agentes do Departamento de Imigação(?ICE?).

Estes direitos são garantidos pela Constituição e leis dos ESTADOS UNIDOS. Todo extrangeiro, vivendo nos ESTADOS UNIDOS possuem os seguintes direitos legais:

Direito de recusar a entrada de qualquer pessoa em sua moradia:

Você tem o direito de negar a entrada do agente de imigração na sua casa, caso este não tenha uma autorização judicial válida. Esta autorização deve ser assinada por um juiz.

Você pode recusar abrir a porta, ou pode fechar a porta se o agente de imigração não apresentar-lhe uma autorização judicial válida.

Você tem também o direito de recusar a falar com os agentes da imigração, ou a responder perguntas, ou recusar mostrar-lhes documentos que não estejam listados na ordem judicial.

Se os agentes de imigração entrarem na sua casa, sem uma autorização judicial, ou sem sua autorização, você deve contatar um advogado imediatamente, para fazer valer os seus direitos.

Direito de permanecer em silêncio:

Todos os estrangeiros, residentes nos ESTADOS UNIDOS, devem andar com documentos que comprovem a sua situação no país.

Se você for um residente permanente, você pode andar com o seu green card ou passaporte, para comprovar sua situação legal de residente.

Se você é um extrangeiro não-residente (turista), você deve ter o cartão I-94, um carimbo no passporte, e/ou a outra prova da sua situação junto ao departamento USCIS ou USCBP.

Se você for parado ou detido na rua, e não estiver com seus documentos originais, ou for um estrangeiro indocumentado, você tem o direito de permanecer em silencio em relação à sua condição de imigração.

Não há nenhuma necessidade mostrar nenhum documento original.

Direitos em caso de prisão:

Geralmente, os oficiais de polícias estaduais e locais não têm o poder de prendê-lo por violação de leis de imigração (Na Georgia, a lei SB-539, abre precedentes para ação da polícia local).

A execução das leis de imigração são, geralmente, efetuadas pelo Departamento de Imigração ?ICE?. Entretanto, algumas leis estaduais concedem a polícias locais a autoridade para prender as pessoas que infrigirem as leis criminais federais, incluindo as leis de imigração. Além disso, um estatuto federal de 1986 inclui uma exigência que oficiais da polícia local, notifiquem a ICE quando prender indivíduo suspeito de ser um estrangeiro indocumentado ou em posse de drogas.

Os oficiais da ICE podem efetuar prisão, mesmo sem uma autorização judicial, caso suspeite que o indivíduo esteja ilegalmente nos Estados Unidos, e acreditar que o indivíduo possa escapar antes que uma autorização judicial possa ser obtida para a apreensão.

Se os agentes da ICE o prender, sem uma autorização judicial, eles devem apresentar-lhe um formulário para informar-lhe sobre os seus direitos. No formulário deve haver uma notação, dizendo que é permitido falar com um advogado ou outro representante da sua escolha.

Os oficiais da ICE devem dar-lhe uma lista dos advogados que oferecem serviços legais livres, caso você não possuir recursos para pagar pelos serviços de um advogado.


Se você solicitar para falar com um advogado, os oficiais da ICE devem dar-lhe acesso a um telefone e a pelo menos duas horas para tentar falar com um advogado de sua confiança. Durante esse tempo, eles não poderão interrogar-lhe, a não ser para obter as suas informações pessoais básicas.

Direito de recusar assinar qualquer formuário ou declaração:

Você tem o direito de recusar a assinar qualquer documento de imigração antes de falar com um advogado. Assinando documentos, sem saber do conteúdo, você pode abdicar de determinados direitos, ou concordar em retornar ao seu país de origem.

Direitos no local de trabalho:

Para que os agentes da ICE entre no seu local de trabalho, eles devem ter uma autorização judicial de busca e apreensão, ou permissão do empregador. Se os agentes entrarem pela força e o prenderem, você deve permanecer em silêncio e exigir o direito de falar com um advogado.

Repasse ao seu advodago, em detalhes, toda informação fornecida aos agentes da ICE.

Outros direitos trabalistas:

Todos os trabalhadores, não obstante da sua condição legal no país, devem receber pelo menos o salário mínimo previsto por lei.

Se você trabalhar mais de 40 horas semanais, o empregador deve pagar-lhe hora extra previsto na lei.

Todos os trabalhadores são intitulados por lei, a trabalhar em ambiente salutar e sem perigos.

Os empregadores devem fornecer os equipamentos de segurança de trabalho e remover materiais perigosos do local de trabalho.

Direito à educação em escolas públicas:

Todas as crianças tem direito a educação escolar.

Por decisão judicial as escolas públicas dos ESTADOS UNIDOS são obrigadas a admitir todas as crianças, independente da situação imigratória.

As escolas públicas não devem solicitar a situação imigratória dos seus alunos, e geralmente não solicitam (Porém, na Georgia, em 2007, alguns formulários de aplicação, ja solicitam informações sobre a situação imigratória dos país).

Direito ao atendimento médico:

Os hospitais públicos são obrigados a fornecer serviços médicos de emergência, independente da situação imigratória do paciente.

A elegibilidade para benefícios de saúde é complicada, e você deve procurar o conselho de uma agência ou de um advogado da sua comunidade.

Mesmo se você não for elegível para determinados benefícios médicos, você pode aplicar para benefícios em nome de suas crianças, se forem nascidas nos Estados Unidos.

Procure pagar suas despesas medicas, ou conseguir um seguro saúde, pois só assim você estará contribuindo e garantindo o seu atendimento junto aos hospitais públicos e privados.

Informações sobre os direitos dos estrangeiros nos Estados Unidos foram fornecidas por Charles H. Kuck - Sócio Gerente da Kuck Casablanca, LLC (ckuck@immigration.net - www.immigration.com)

Tradução para o português pela ASCOMBRA.


Voltar...










© 2005 - 2018 Associação da Comunidade Brasileira - ASCOMBRA
P.O.Box #683052 - Marietta, GA 30068 - Phone: (678) 807-9340