Brazilian Community of Atlanta - Comunidade Brasileira em Atlanta
Cultura
Comunidade




O Império Brasileiro



Em 12 de outubro, data de seu 24.º aniversário, o príncipe foi aclamado Imperador Constitucional do Brasil, como Dom Pedro I.

Os principais fatos de seu reinado foram: a reunião, em 3 de maio, de uma Assembléia Constituinte, por ele dissolvida na madrugada de 11 para 12 de novembro de 1823 (Noite da Agonia); a criação de um Conselho de Estado, para a elaboração de uma Constituição, que foi, afinal, outorgada em 25 de março de 1824; a "guerra da Independência" travada contra as guarnições fiéis a Portugal na Bahia, no Piauí, no Ceará, no Maranhão e no Pará e só terminada nos fins de 1823; a nova revolução que estourou em Pernambuco, pretendendo o estabelecimento de uma república ? a Confederação do Equador ? mas foi, prontamente, debelada (1824); os problemas com a Cisplatina, que acabariam levando a uma guerra contra as Províncias Unidas do Rio da Prata (1825-1828), terminada com o Tratado do Rio de Janeiro, que reconhecia a independência do Uruguai.

No que concerne à política externa, o fato mais importante, porém, foi a luta diplomática travada para o reconhecimento do Império, luta que só seria vitoriosa depois que, por intervenção da Inglaterra, Portugal reconheceu a independência de sua antiga colônia (29 de agosto de 1825).

Freqüentes desentendimentos entre o imperador e a Assembléia e a preocupação do príncipe com o problema sucessório de Portugal, onde seu irmão Dom Miguel se fizera aclamar rei em detrimento da sobrinha, filha de Dom Pedro, D. Maria da Glória, em nome de quem o nosso Imperador abdicara da coroa lusa, fizeram que Dom Pedro I, em 7 de abril de 1831, renunciasse também à coroa brasileira em favor de seu filho, Dom Pedro II, de cinco anos de idade.

Voltar...










© 2005 - 2018 Associação da Comunidade Brasileira - ASCOMBRA
P.O.Box #683052 - Marietta, GA 30068 - Phone: (678) 807-9340